A Mediação Familiar: Para que serve?

Compatilhar 05/01/2011 por admin Envie seu artigo! Clique aqui!

O  casal ao se separar enfrenta conflitos aparentemente insolúveis. É hora de conhecer o mediador familiar

Toda família é composta por pessoas sujeitas a sentimentos, emoções as quais na hora da separação vêm aflorar como severos conflitos aparentemente insolúveis.

Dessa complexidade nascem traumas, ofensas de parte a parte, rejeições , problemas essencialmente afetivos, psicológicos, relacionais, antecedidos de sofrimento que impedem uma boa comunicação entre o casal em separação, mormente se tiverem filhos.

É aí que entra um profissional chamado mediador familiar que tem o objetivo de abrir entre eles o necessário canal de comunicação amenizando esses conflitos.

Vasconcelos (p. 36) define a mediação :

“Um meio geralmente não hierarquizado de solução de disputas em que duas ou mais pessoas, com a colaboração de um terceiro, o mediador – que deve ser apto, imparcial, independente e livremente escolhido ou aceito -, expõem o problema, são escutadas e questionadas, dialogam construtivamente e procuram identificar os interesses comuns, opções e, eventualmente, firmar um acordo” .

Em outras palavras a mediação familiar é um meio de solução de conflitos executada por um profissional, quase sempre um psicólogo, que atua no sentido de aparar arestas, e fazer o casal mudar seus paradigmas para obter uma melhor resolução do problema.

Deve ser ele uma pessoa imparcial e escolhida livremente pelas partes, já que tem a missão de canalizar a comunicação facilitando o diálogo pacífico entre todos, permitindo a busca consciente,  honesta e justa da solução do problema. Não sendo ele juiz, não está ali para julgar ou emitir conceito de valor mas garantir a igualdade na conversação.

O mediador deve ter em mente, e transmitir aos interessados,  que  conflito é algo natural, transitório e próprio da natureza humana, mas não necessariamente deve se tornar uma disputa de poder, mas um período de transição vivida, que fatalmente será suplantada.

O processo da mediação familiar passa por vários estágios e no primeiro deles o profissional explica qual é sua função e para que serve a mediação.

No segundo as partes colocam sua visão do conflito,  verdades e sentimentos de cada qual .

No terceiro estágio cabe ao mediador depois de estar interado do problema, colocar seus pontos de convergência, criando uma base sólida para a comunicação.

No quarto estágio, após ter o mediador feito o resumo do conflito,  é aberto por ele  uma fase muito importante denominada diálogo direto, onde as partes irão colocar sua própria visão. É nessa fase que aparece as verdades de cada um, sua dores  e ótica própria  do problema,  por isso cabe a ele mediador ter muito cuidado para que não resvale a conversa para agressões mútuas.

No quinto estágio o mediador começa a fechar o problema abordando os pontos positivos encontrados, sua valorização e soluções satisfatórias almejadas..

Feito isso, haverá uma tomada de termo do  acordo por escrito, o que deverá ser assinado por ambas as partes com o comprometimento de executar as soluções encontradas.

Como se vê a mediação serve para a resolução pacífica dos problemas familiares, amenizando conflitos inevitáveis num período crítico como é a separação do casal.

Autora Maria Alice Azevedo Marques



Direitos da Mulher