Mulheres nas Olimpíadas

Compatilhar 26/02/2011 por admin Envie seu artigo! Clique aqui!

O futebol para mulheres é um esporte estranho, porque a comparação com o jogo dos homens é inevitável. Como acreditar que o melhor time de futebol do mundo é o norte-americano? E que a China é séria candidata a uma medalha olímpica? Pois é. No futebol para mulheres, a distribuição de forças é totalmente diferente.

Durante muito tempo, os paises da Escandinávia dominaram o cenário. Noruega e Suécia formaram grandes times, resultantes da enorme quantidade de mulheres apaixonadas pela prática do futebol nesses paises. Hoje quem manda é a seleção dos Estados Unidos, onde as meninas crescem jogando futebol na mesma medida em que os meninos crescem jogando basquete.

As americanas são favoritas ao ouro aqui em Sydney, e dificilmente vão perdê-lo. O Brasil também é uma força, e nesse aspecto a situação é parecida com a realidade masculina do esporte. Só que o preconceito e a falta de organização prejudicam a formação de uma seleção ainda mais forte.

Sob o comando do técnico Zé Duarte, a seleção brasileira feminina estréia na Olimpíada nesta quarta-feira, dia 13, contra a suécia, em Melbourne. Depois de uma semana de preparação muito prejudicada pelo frio e muita chuva na cidade, finalmente é hora de jogar e buscar a medalha que escapou por muito pouco em Atlanta. As chances são bem consideráveis.



Direitos da Mulher