NÃO CARREGUE BAGAGEM EM EXCESSO

Compatilhar 14/03/2013 por admin Envie seu artigo! Clique aqui!

 

NÃO CARREGUE BAGAGEM EM EXCESSO

“Venham a mim, todos vocês que estãocansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28)

Talvez, se você pode aproveitar o final de ano, ou as férias escolares, você tenha podido viajar e refazer as forças para os novos desafios que o novo ano sempre nos traz.

Uma preocupação que tenho é, quando em viagem, não ultrapassar os limites de peso permitidos para as bagagens. Já passei alguns apuros, mesmo porque os preços por excesso são sempre muito exorbitantes e proibitivos.

Talvez ainda, você já tenha tido a sensação de ter levado (ou trazido na volta) muito mais coisas (roupas, sapatos, outros objetos) do que realmente você precisava. Não creio que particularmente as mulheres tenham essa percepção muito apurada.

A verdade é que, quando nos deparamos com a realidade de “carregarmos” bagagem em excesso, surge um sentimento um certo arrependimento pelo exagero cometido.

Fiquei pensando sobre a vida, e quantas vezes nos vem o sentimento de que estamos literalmente sobrecarregados, e porque não dizer – carregando bagagem em excesso.

Excessos que nós mesmos escolhemos; escolhas que nós mesmos fizemos; decisões equivocadas que tomamos; caminhos que nós mesmos traçamos.

Uma pessoa deve ser grande o suficiente para admitir seus erros; inteligente o suficiente para lucrar com eles, e forte o suficiente para corrigi-los”. Charles Wilson

Se você pensa que está sozinho em cometer equívocos, que você e eu podemos chamar de “erro”, quero solidarizar-me com você e dizer – você não é o único a cometer esse tipo de “exagero”.

Por isso,

 

I – PENSE NO QUE REALMENTE É IMPORTANTE PARA VOCÊ

Não deixe que a agenda de sua vida lhe roube o que realmente é importante.

Não carregue pesos desnecessários que possam obstruir a sua caminhada.

Não minta – a verdade será sempre libertadora.

Não economize alegria, ela contagia, quebra o peso do olhar amedrontador. Como disse o sábio Salomão: “O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Pv 17:22). Ou ainda: O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Pv 15:13).

Não deixe de expressar bondade; não carregue juízo em excesso – você o trará no mesmo peso a você de volta.

Não deixe de fazer amigos; não carregue relacionamentos fúteis em abundância, pois não lhe acrescentarão nada que seja perene. Os bons amigos, esses sim, na angústia se tornarão um irmão para você.

Não carregue palavras amargas, duras demais, pesadas demais em seu vocabulário. Não confunda firmeza com hostilidade, rudeza com convicção, agressões verbais com justiça. Diga palavras agradáveis, elas curam a alma.

Não deixe de amar. O amor transpõe obstáculos, cria pontes, constrói e pavimenta caminhos libertadores e transformadores.

Pense e tente – você pode fazer diferente.

 

II– NÃO DESISTA – RECUPERE A VIDA

Recupere o ritmo livre e faça fluir um espírito gracioso para com os outros.

Nunca diga nunca ou jamais. Não desista!

Quando as adversidades chegarem, e elas virão, encare-as como oportunidades, e não apenas como pesos a serem carregados de forma passiva e enfadonha.

“O segredo consiste em como lidamos com o hoje, não com o ontem e nem com o amanhã. Hoje – um espaço especial de tempo que segura a chave que bloqueia os pesadelos de ontem e destranca os sonhos de amanhã” (Charles Swindoll).

Viva consciente de que onde você está hoje é o resultado das suas decisões de ontem, e isso é uma realidade inexorável. Porém, lembre-se sempre de olhar o presente e olhar para frente ciente de que onde você estará amanhã dependerá das decisões e escolhas que você estará tomando hoje.

“Creia nas possibilidades. Não importa quão escuras as coisas possam parecer. Levante a cabeça e enxergue-as! Busque sempre por elas, porque elas sempre podem ser encontradas.” Norman Vincent Peale

 

III– NÃO COMPLIQUE – LIBERTE-SE

Ajude outros a carregar suas cargas – Isso será enriquecedor e mudará sua perspectiva ensimesmada da vida.

Para de ficar “lambendo as próprias feridas”, ou “fazendo tempestade em copo de água”.

Você tem a liberdade de escolher as suas ações, mas você não tem a liberdade de escolher as conseqüências das suas ações.” William Glasser

 

IV– QUEM REALMENTE NOS ALIVIA?

Somos mestres em fugir de nós mesmos; maquiar nossas situações; fantasiar ou criar uma imagem vendável de nós mesmos para o consumo das outras pessoas.

Pare de carregar bagagem em excesso!

O texto nos traz um convite. Não é um convite qualquer.

Trata-se de um convite para hoje e que tem implicações para sempre: “Venham a mim, todos vocês que estãocansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28)

Está difícil de carregar a bagagem acumulada?

Hoje pode ser o dia de desfazer-se dela.

“Infelizmente eu tenho um grande inimigo que fica no caminho da minha comunhão na prometida presença do Pai: eu mesmo”. (SPROUL, R. C. Cada um na sua. São Paulo: Mundo Cristão, 1998, p. 101).

Tenha a coragem de ser livre. Tenha coragem de tomar a decisão.

Decisão é um risco alicerçado na coragem de ser livre.” Paul Tillich

Creia: em Deus seremos livres. Ele é quem realmente nos alivia. Ele conhece-nos na profundidade e intensidade que nem mesmo nós conhecemos.

O convite é dEle. Para você! Para mim!

Que convida-lo: “Venha!”


Que Deus o abençoe rica e abundantemente,

Em Cristo,

Rev. Hilder C. Stutz

hilder@ipalpha.com.br“>hilder@ipalpha.com.br



Direitos da Mulher