O Filho Pródigo

Compatilhar 05/01/2011 por admin Envie seu artigo! Clique aqui!

Desde Os tempo bíblicos que ouvimos falar nesse termo filho pródigo mas o da Bíblia se referia ao filho ingrato que foi embora, sofreu, apanhou do mundo e voltou para a casa do pai arrependido, e foi por este recebido com muito amor

Nada tem a ver com o pródigo da lei.

O dicionário explica que pródigo  é aquela pessoa  que gasta o que tem sem critério, jogando fora o patrimônio, isto é ,  que por algum problema não se mostra sensata ao gastar.

A lei considera esse problema de ser pródigo como  doentio,  a ser protegido junto com os menores de 18 anos, os alcoólatras, os excepcionais, todos considerados incapazes relativamente, para praticar certos atos.

Assim, o pródigo, ou seja, aquele que gasta desordenadamente, pode ser interditado por um parente próximo através de uma ação de nome interdição e nela o juiz nomeia um curador para tomar conta das coisas do incapaz, entre eles , o pródigo.

No entanto as provas de que essa gastança virou doença, e que o cidadão precisa ser interditado por isso,  são longas, envolvem perícia médica, e comprovação de que o parente fala a verdade, ao requerer essa interdição, porque essa medida é grave por tirar da pessoa o poder de administrar seus próprios bens.

Assim, aquele que gasta compulsivamente, tornando o ato de comprar uma doença, é protegido pela lei.

Autora Maria Alice Azevedo Marques



Direitos da Mulher