Duvidas sobre o divorcio

Compatilhar 28/07/2017 por Maria Alice Azevedo Marques Envie seu artigo! Clique aqui!

Todo mundo que casa espera que o sonho dure para sempre, mas nem sempre é assim.
Toda separação de corpos, de alma, de bens, e até de filhos envolve situações e circunstancias práticas e emocionais das mais diversas.
Deixando de lado o momento emocional, temos que olhar as regras práticas para se divorciar. Primeiro de tudo você deve antes da conversa final com o marido, tirar xerox de todos os documentos do casal tipo extratos, cartão credito, passaporte etc e reserve, coisa que ele não precisa saber. Depois disso as outras coisas que deve saber são: saber em que regime se casou, porque é isso que informará como os bens do casal ficarão divididos.

-saber que todo divorcio passa ou por um acordo entre o casal, aonde se escreve a divisão desses bens, ( partilha)a guarda dos filhos, os alimentos e tudo o mais que se queira explicar, ou se não houver acordo se fará o divorcio litigioso ( briga), aonde se escreve a divisão desses bens, a guarda dos filhos, os alimentos e tudo o mais que se queira explicar, porém é necessário provar documentalmente todas essas circunstâncias, que deverão ser provadas ao longo da ação.
– saber que dos dois modos exige-se a presença de um advogado que levará ao juiz as informações, através da chamada ação de divorcio
– saber que hoje para se divorciar não se fala mais em culpado, e sim que a afetividade acabou e há incompatibilidade de gênios.
– saber que se o casal estiver de acordo e os filhos forem maiores pode-se fazer o divorcio extra-judicial em cartório
-no geral paga- se valores de 4% de ITBI para o Estado e os honorários do advogado.

autora Maria Alice Azevedo Marques



Direitos da Mulher