MAIORIDADE PENAL – CONTRIBUA COM O DEBATE
Tema atual e recorrente a maioridade penal no Brasil deve mesmo ser modificada com urgência, diante dos crimes hediondos cometidos por menores, que de menores inocentes, todos sabemos, não tem nada, além de serem objeto de uso da criminalidade dita – de maior-
Muitas são as opiniões da redução da idade ser para 16 anos, ou até 14 anos, mas como efetivamente saber a idade certa para que o jovem seja punido ao cometer um crime?
Certo quem diz que se fixada a maioridade penal em 16 anos o que fazer com o criminoso de 15? E se fixada em 14 anos, o que fazer com o jovem de 13 anos?
Mais uma vez tenho que dar a mão à palmatória para os americanos, que além de práticos resolvem seus problemas pensando no bem da coletividade. Por lá a lei diz que o jovem/adolescente de qualquer idade ao cometer um crime grave, deve ser avaliado por completa pesquisa psicológica que ateste seu grau de consciência pelo que fez:, foi movido por quais instintos, e sabia o que estava fazendo ao cometer o crime ? Constatado que sim ele pagará segundo a lei do Estado como se fosse maior, ou adulto.
Pergunto aos pais, professores, educadores e psicólogos : não é a melhor solução ?
Dê sua opinião através do grupo Mulheres Ativas do linkedin.com.br
Maria Alice Azevedo Marques