NUNCA DESISTA DE SONHAR
“Só Eu conheço os planos que tenho para vocês…” Jeremias 29:11
Visitando uma área onde funcionava uma empresa que há quatro anos havia falido e que recentemente havia sido arrematada em um leilão judicial, a fim de identificar o possível aproveitamento de mobiliário, equipamentos e outros bens móveis existentes, fiquei pensando, enquanto andava por salas, depósito, pátio, etc, na história que aquele lugar escrevera. Quantos sonhos, projetos, idéias e ideais estavam sepultados em meio àquela sujeira, pichações, entulhos, abandono. Quantas lutas, ansiedades, medos, frustrações, choro e tristeza aquele lugar evidenciava.
Numa sociedade geradora de tantas patologias, de crise de valores, da banalização do ser em detrimento do ter, não é difícil encontrar miseráveis morando em palácios, num exercício neurótico de auto-afirmação, mas que nos momentos em que as luzes e holofotes não estão acessos vivem auto-abandonadas. Tem medo de falar consigo mesmo.
Aquele ambiente deixou-me claro e evidenciado a falibilidade de nossas vidas e de quem somos: gente imperfeita, frágil, passível de erros e acertos, de montanhas e vales, de vitorias e também de derrotas.
Por isso, para vivermos é preciso ter esperança. É preciso sonhar.
E para falar de sonhos e projetos, temos de falar da vida. É preciso uma viagem para dentro de nós mesmos. Talvez nos defrontemos com o desprezo, o abandono dos “amigos”, a exposição pública, rejeição, e tudo isso pode ou poderá ter precipitado ou desencadeado situações terríveis e avassaladoras.
Meu convite para você nessa manhã, é que sonhe em fazer de sua vida uma experiência única. Aliás, sua vida é única e você foi feito único.
E para sonhar, quero sugerir a você alguns princípios:
I – DECIDA SER AUTOR E NÃO COADJUVANTE DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
Isso vai incluir correr riscos. Esteja disposto a isso. Nossa vida é aprimorada quando assumimos riscos. Quem tem projetos e sonhos vai correr riscos.
Falando sobre o mundo corporativo, Zig Ziglar (escritor e orador mundialmente conhecido, cuja lista de clientes inclui milhares de executivos, empresas da lista Top 500 da revista Fortune, agências do governo dos Estados Unidos, igrejas, faculdades e organizações de caráter filantrópico) escreveu: “Você sempre corre riscos de treinar pessoas e elas saírem da sua organização. Porém, maior é o risco de você não treinar estas pessoas, e elas permanecerem”. Avalie o risco.
Preocupe-se em não ter uma necessidade neurótica de agradar sempre, a todos, e de estar sempre certo. Não espere que as pessoas te compreendam nos piores momentos da sua vida.
Esteja disposto a mudanças. Só não muda de idéia quem não tem idéias.
“Nem toda mudança é boa, mas não mudar pode ser péssimo” (Charles Swindoll em “Dia a dia com Charles Swindoll”, Ed Mundo Cristão, pág 21).
É aprender a não ter medo do medo. É pensar no amanhã apenas para ter subsídio para o presente, e não para gerar ansiedade para o futuro.
O maior de todos os sonhadores – JESUS, trabalhou em sua adolescência e juventude com as ferramentas que talhariam sua cruz.
Em seus relacionamentos mais íntimos com seus discípulos, conviveu com João – uma emoção flutuante capaz de amar e também desejar fogo do céu para queimar opositores. Conviveu com Pedro – hiperativo, cheio de emoção, mas um dique pronto a se romper. Conviveu com Judas – que não era transparente e nem mesmo se conhecia. Não era senhor da sua história.
Aprenda a perseverar, pois quem não tem perseverança não suporta o calor da caminhada.
“Você nunca tem um sonho sem ter também o poder para torná-lo uma realidade”. Richard Bach (escritor americano nascido em 1936, autor do best seller “Fernão Capelo Gaivota”).
II – APRENDA A PROTEGER SUAS EMOÇÕES
Aprenda a se doar sem esperar a contrapartida do seu semelhante. Isso o ajudará a desenvolver expectativas mais realistas e corretas.
Falando sobre o amor ao próximo David Hubbard em “The Problem With Prayer Is…” escreveu: “A mais pura forma de amor é dispensada sem nenhuma expectativa de retorno. Medida segundo esse padrão, a mais séria oração pelos outro é um magnífico ato de amor”.
Aprenda também a entender que por detrás de uma pessoa que fere há uma pessoa ferida.
“Eu costumava olhar para as pessoas e tudo o que via eram imperfeições. Porém um dia, decidi tentar compreender as pessoas e vê-las através da perspectiva de Deus. Comecei a ouvir com um pouco mais de compaixão. Sabe o que descobri? O que eu pensava serem imperfeições eram, na verdade, cicatrizes – e há uma grande diferença”. Eugene Peterson (em “Um pastor segundo o coração de Deus” – Ed Textus).
Para sonhar é preciso aprender a proteger suas emoções. É preciso saber que toda escolha inclui perdas. “Uma pessoa que nunca cometeu um erro ou sofreu uma perda, jamais tentou alguma coisa nova”. Albert Einstein
É aprender a nos ver diante de nossas próprias contradições da existência e desejar crescer através deste ato. E para isso, não basta apenas ter garra; precisa haver disciplina. Sonhos sem disciplina vão produzir frustração.
III – VOCÊ NÃO PRECISA SONHAR SOZINHO
Saiba: há alguém absolutamente comprometido e interessado em viver com você os seus sonhos – Deus!
O texto mencionado diz: “Só Eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou Eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 29:11).
Tenha sonhos, metas; desenvolva estratégias; busque visão de longo alcance; tenha foco e determinação. Tudo isso é extremamente necessário, digno e relevante. Aliás, seus sonhos podem não garantir o lugar onde você vai chegar, mas, vai tirá-lo do lugar onde você está. E isso é um excelente começo.
Concluindo,
Só sonha quem existe. Seus sonhos o levarão a caminhos e lugares nunca caminhados.
Decida ser autor de sua própria história. Cuide de suas emoções. Inclua Deus em seu projeto de vida, pois Ele tem planos que nem mesmo seus melhores sonhos são capazes de sonhar.
Que Deus o abençoe rica e abundantemente.
Em Cristo,
Rev. Hilder C. Stutz