A Mulher Profissional – Ética, Transparência e Postura Profissional

Compatilhar 26/02/2011 por admin Envie seu artigo! Clique aqui!

Você venceu a primeira etapa e conquistou uma colocação não tão concorrida no mercado de trabalho. Agora você tem algumas tarefas que exigirão muita habilidade. Conquistar a confiança dos colegas e gestores, contribuir para a construção o bom clima de trabalho, adaptar-se a nova filosofia da empresa, identificar as sutilezas que determinam seu espaço de atuação e perceber no momento adequado para mostrar sugestões…

Parece complicado, mas você terá maior chance de sucesso se adotar uma postura receptiva. O que é isto?! Ser simpática com todos, independente do cargo (ser simpática apenas com supervisores e gerentes lhe dará o apelido infeliz de “puxa-saco”), mostrar-se prestativa e colaboradora com seus colegas e nos primeiros meses, observar mais do que falar. Preste atenção nos detalhes, a forma de vestir, de falar, a decoração dos ambientes…, estes detalhes lhe darão dicas de como cada pessoa é (brincalhona ou séria, organizada, se gosta ou não de trabalhar em equipe…). Assim, você poderá interagir melhor com seus colegas.

Evite criticas pessoais. Procure elogiar os pontos fortes de cada um e quando sentir receptividade seja assertivo na colocação. Fale diretamente do fato e não da pessoa. Vamos explicar:

– “Você poderia ser mais detalhista ao me explicar determinada tarefa, eu estou em adaptação”. Isto causará uma mudança de postura em seu colega.

– Caso você diga: “Você é uma pessoa que não sabe explicar!” Pronto, você conquistou uma briga e um inimigo. Pondere antes de falar. Às vezes é melhor esperar a emoção acalmar e retomar o assunto em outro momento.

Mantenha-se discreta. Assuntos confidenciais são confidenciais até, e principalmente, para sua melhor amiga. Divulgar informações profissionais é muito grave, podendo fazer com que perca o trabalho. Lembre-se, evite fofocas, você pode ser curiosa, mas falar mal de colegas apenas lhe trará problemas futuros, evite fazer comparações com seu antigo trabalho, esteja aberta as novas formas de realizá-lo. Aceite sugestões.

Sendo simpática, prestativa, discreta, assertiva e “bem humorada”, provavelmente você tornará seu dia a dia melhor e de seus colegas também!

Frases simples e às vezes esquecidas como: Bom dia! Por Favor! Obrigada! Desculpe-me! Poderá fazer a grande diferença. Para que isto aconteça é importante que você busque seu equilíbrio emocional.

Fonte: Diário da Serra



Direitos da Mulher