AS DIVERSAS FORMAS DE VIOLÊNCIA

Compatilhar 16/02/2023 por Maria Alice Azevedo Marques Envie seu artigo! Clique aqui!

A violência contra a mulher sempre existiu desde os tempos da caverna onde os homens as puxavam pelos cabelos.

Mutatis Mutantis algumas coisas mudaram principalmente com a aplicação da Lei Maria da Penha, mas é bom saber que a violência não é só a física; temos a violência moral, a violência patrimonial; a violência psicológica.

A violência física se traduz por espancamento, sacudir e apertar os braços, estrangulamento, lesões por objetos lançados, ferimentos de todo tipo ou todo tipo de tortura física.

A violência psicológica se traduz por todo tipo de constrangimento como humilhação, manipulação, proibição do ir e vir, ou de crença, insultos, chantagem, ridicularização, etc.

A violência sexual ou seja obrigar a mulher a fazer atos sexuais sem seu consentimento, impedir o uso de métodos contraceptivos, ou forçar a mulher a abortar, entre outras coisas.

A violência patrimonial ou seja controlar o dinheiro, deixar de pagar pensão alimentícia, furto ou extorsão, praticar estelionato, obrigar a assinar documentos…

A violência moral ou seja acusar a mulher de traição, fazer criticas mentirosas, expor a vitima, rebaixa-la ou desvaloriza-la em publico, etc, etc.

Todas essas condutas são passiveis de controle e punição, como obter medidas protetivas, ou sofrer processos por isso DENUNCIE em qualquer delegacia.

Para maiores informações, favor cadastrar-se:



Direitos da Mulher