INDICADORES DE ABUSO MORAL E SEXUAL

Compatilhar 19/12/2023 por Maria Alice Azevedo Marques Envie seu artigo! Clique aqui!

O dicionário diz que abuso é algo, situação ou circunstância que causa aborrecimento; desgosto.

Isso pode acontecer com criança, adolescente, ou adulto e todas essas circunstancias revelam uma resposta comum: o aborrecimento ou o desgosto muito intenso da vitima.

Hoje com a circulação da mídia muito mais rápida, todo dia no noticiário aparecem manchetes de abuso de criança, de mulher ou adolescente e esse abuso pode ser moral, psicológico ou sexual.

Um toque agressivo e indesejado, uma fala que corresponda à chantagem ou ameaça pode ser um abuso que deve ser punido, e a maior arma contra o abusador é a denuncia  à policia.

E pergunta-se quais os riscos e sintomas desses abusos?

Partindo do ponto de que a moral media da sociedade indica quais são os  comportamentos normais e os  comportamentos anormais a serem seguidos, e  quando crianças, ou mulheres, ou adolescentes de repente forem mudando de conduta sem razão aparente, isso pode indicar estar havendo algo de errado com elas.

Dores de cabeça, isolamento, excesso de medo , recusa da escola ou do serviço não surgem do nada.

Uma boa dica é a observação dessas mudanças e depois disso tentar muito sutilmente fazer com que a vitima vá se abrindo, até que ela venha contar o que realmente aconteceu.

Traumas de abusos são muito dolorosos e com o passar do tempo podem ser guardados no inconsciente e é  muito comum que o abusador ameace, ou faça chantagem ou promessas de silencio por isso acautele-se se a situação em casa mudar.

Guardião, fique alerta e denuncie!



Direitos da Mulher