MINHAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O VIVER JUNTO

Compatilhar 30/08/2011 por admin Envie seu artigo! Clique aqui!

 

Saber viver minha mãe já dizia, é um ato de sabedoria, mas viver a dois acredito, que a sabedoria tem que ser a dois, e aí é que é a questão.

Como poderemos fazer dar certo uma convivência de duas pessoas de famílias diferentes, com valores, educação e hábitos diferentes ?

Na maioria das vezes, na fase da conquista e da paixão ninguem pensa em mais nada senão no físico. Porém, ao dividirem o mesmo teto, as diferenças começam a aparecer.

E aí é que o impensável acontece.

Na minha opinião só há um jeito de dar certo. Tenho que deixar o natural egosimo de lado e a cada circunstância do cotidiano ter o pensamento de “ como eu posso fazer o outro feliz, e não como ele pode me fazer feliz”

Estou falando do respeito às diferenças, fatores quase nunca observados por nós mesmos, porque fomos acostumados a pensar primeiro em nós mesmos e depois no outro.

Então, antes de brigar com ele por isso ou por aquilo, tenhamos a humildade de perceber quais os verdadeiros motivos do companheiro ter naquela circunstancia, uma reação tão diferente da minha.

Certamente não é por malcaratismo mas por ter sido educado diferente, com padrões e conceitos diferentes dos meus, simplesmente porque viemos de famílias diferentes.

Assim, exercendo o amor que deve imperar na relação a dois, devo exercer a paciência, a compreensão, e o dialogo sobre o acontecido antes de “ chutar o pau da barraca”.

Você já percebeu que muitas vezes a nossa primeira reação é exigir do outro que ele reaja como nós reagiríamos naquela circunstancia, e nunca pensamos “ porque ele reagiu diferente de mim?

Certamente ele tem outros motivos que não os meus, e aí se encontra a diferença.

Acho que seremos mais felizes se estas diferenças forem observadas e conversadas a dois mais frequentemente, afinal queremos ser felizes ou queremos ter razão?

 

Ficam aqui minhas reflexões pessoais sobre o viver a dois.

 

Maria Alice Azevedo Marques



Direitos da Mulher